Garoto recebe prêmios ao inovar a forma de combater a gripe

Por: Redação Comunicar erro

O Quem Inova está mostrando diariamente o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Agora é a vez de Eric Chen, um adolescente de San Diego, na Califórnia (EUA). Aos 17 anos, ele desenvolveu uma maneira inovadora de combater a gripe.

O jovem explica, na apresentação de seu projeto para o Google, que viroses letais como as causadas pelos organismos H5N1 e H7N9 “se impõem como um grave desafio ao mundo”. Combinando sistemas de computação e estudos de biologia, ele identificou inibidores em potencial.

Tudo começou quando ele mesmo teve contato com um dos vírus que estudou, em 2009, já que morava em uma região afetada. A (má) experiência fez com que ele se dedicasse ao combate à gripe, pesquisando novos métodos de desenvolver vacinas que poderiam responder melhor à rápida mudança desse tipo de micro-organismo.

Garoto recebe prêmios ao inovar a forma de combater a gripe

Chen identificou componentes químicos que tinham potencial de desenvolvimento para se tornarem vacinas. “Ainda que os vírus sofram mutações, eu descobri que todas as cepas contêm uma proteína similar.”

Com computação, ele chegou à sugestão de uma nova droga ou mecanismo de ação, que foi, então, submetida a testes de laboratório. Os resultados voltavam a ser analisados pelo sistema computacional –no caso, um supercomputador. Assim, os inibidores foram descobertos e, agora, podem ser usados para sintetizar drogas com potencial de combater novas cepas de vírus da gripe.

Garoto recebe prêmios ao inovar a forma de combater a gripe

O feito de Chen o fez receber prêmios de ciência promovidos pela Siemens e pela Intel. Aos 17 anos, ele também foi o grande vencedor da edição de 2013 da feira Google Science Fair, evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam.

Com informações do Mashable

Compartilhe: