Jogo permite que usuários façam arquitetura para cidades reais

Mais de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro jogam Minecraft –game que permite a construção de mundos virtuais a partir de blocos de pixel. E se usuários utilizassem das mesmas habilidades para redesenhar cidades reais?

A Universidade da Faculdade de Arquitetura do Sul da Califórnia, nos EUA, está desenvolvendo um game que torna qualquer jogador em verdadeiros urbanistas. Chamado de Block, o jogo utiliza dados reais e inicialmente vai simular a região de Los Angeles, mas tem potencial de ser adaptado a qualquer cidade do mundo.

No jogo, usuários poderão construir bairros, habitações, empresas e parques. As peças podem ser reorganizadas regularmente para encontrar o arranjo ideal.

Os jogadores deverão utilizar os melhores recursos para tornar o baixo o custo da cidade. Também irão medir os custos e benefícios ambientais do espaço: como se um arranjo particular pode ser autossuficiente, gerando energia ou produzindo alimentos para um determinado bairro.

Tanto quanto possível, o Block inclui dados reais sobre cada parte de um sistema. A ideia é que os cidadãos possam analisar diferentes fatores de suas cidades. Ideias viáveis também poderão ser utilizadas como inspiração para planejadores urbanos oficiais.

O jogo será lançado oficialmente no ano que vem. Por enquanto, está em fase de testes.