Laboratório móvel visa ao ensino de engenharia e tecnologia

Por: Redação Comunicar erro

O EngiLab Mobile é um projeto de laboratório móvel de ensino de engenharia e tecnologia feito para levar conhecimento a estudantes de norte a sul do Brasil.

Laboratório móvel quer propagar ensino de engenharia e tecnologia

O laboratório possui recursos tecnológicos normalmente encontrados em grandes empresas e universidades e que são usados em projetos pedagógicos divididos por níveis de escolaridade. O objetivo é desenvolver a racionalidade crítica e o pensamento inovador para que os alunos resolvam problemas do dia-a-dia.

“Não é para passar nos exames, mas para organizar ou reorganizar a vida”, diz o professor Adriano Garcia, responsável pelo projeto.

O EngiLab Mobile pretende atender pessoas de diferentes idades. Cada módulo é desenhado sob a mesma orientação pedagógica: resolver problemas práticos com base nos conhecimentos científicos e técnicos.

Laboratório móvel quer propagar ensino de engenharia e tecnologia

Alguns dos parâmetros usados são promover a integração da alta tecnologia, utilizar recursos baratos –como materiais reciclados– e aplicar práticas educativas que estimulem a inovação e a racionalidade prática.

O projeto foi inspirado em laboratórios de processos de fabricação e de ensino de engenharia e tecnologia que já estão sendo desenvolvidos em outros locais do mundo.

Na página de uma campanha aberta em um site de financiamento coletivo, há exemplos das atividades pedagógicas orientadas por temas e aplicadas nos ensinos superior, médio e fundamental.

A meta inicial de arrecadação, de R$ 82.716, inclui recompensas e visa a cobrir custos de montagem da estrutura física do laboratório, aquisição de equipamentos e logística para efetuar os roteiros pelo país.

Compartilhe: