Menina ganha prêmio ao estudar marinada de frango contra o câncer

Por: Redação Comunicar erro

Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e jovens que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Lauren Hodge, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é um deles. Aos 14 anos, ela recebeu um prêmio da Google Science Fair ao descobrir se marinar o frango antes de grelhá-lo pode combater o câncer.

Menina ganha prêmio ao descobrir  se marinar o frango antes de grelhá-lo pode combater câncer

As aminas heterocíclicas, especificamente a fenilmetilimidazopiridina, são compostos mutagênicos e carcinogênicos encontrados no frango. Embora seja um alimento consumido em grandes quantidades, há poucas informações sobre os métodos de limitar a exposição às HCAs (sigla em inglês para “heterocyclic chicken amines”) presentes no frango. O objetivo deste estudo foi determinar se ingredientes de marinada específicos inibiriam essa tendência a causar câncer.

Porções de peito de frango desossado e sem pele foram marinadas em suco de limão, molho de soja, água salgada, açúcar mascavo e azeite de oliva e depois grelhadas em uma churrasqueira residencial.

A perda percentual de peso da carne durante o cozimento foi registrada e os níveis de substâncias foram medidos utilizando um espectrômetro. Os dados indicam que algumas marinadas podem reduzir os níveis de fenilmetilimidazopiridina. O açúcar mascavo é um provável inibidor, assim como a água salgada e o suco de limão. Os resultados do molho de soja são inconclusivos. Já o azeite cria um provável aumento da substância.

“Além disso, este estudo mostrou que os níveis de fenilmetilimidazopiridina aumentam com o tempo de cozimento”, explicou a garota, que agora tem 21 anos, na apresentação oficial de seu projeto. Como esse estudo foi o primeiro do tipo, “mais pesquisas serão necessárias para avaliar melhor os produtos químicos específicos importantes e determinar as vias exatas da formação de HCA”, apontou Hodge.

Menina ganha prêmio ao descobrir se marinar o frango antes de grelhá-lo pode combater câncer

“Outra importante expansão do projeto seria testar as combinações de ingredientes inibidores comprovados de fenilmetilimidazopiridina para produzir uma marinada decrescente de carcinógenos”, sugeriu. Segundo a estudante, a marinada teria enorme aplicação para a população. “Embora não possamos eliminar todos os carcinogêneos da nossa dieta, diminuindo as quantidades podemos melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

O Google Science Fair é um evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam.

Compartilhe: