Cientistas revertem vitiligo em paciente com droga para artrite

Um medicamento desenvolvido para tratar artrite reumatoide, doença que afeta as articulações das mãos e dos pés, se tornou uma esperança para quem sofre de vitiligo. Em experimento realizado na Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, o remédio foi capaz de restaurar a cor de uma paciente de 53 anos que tinha manchas brancas cobrindo partes do rosto e das mãos. O estudo foi publicado nesta quarta-feira, 24, na revista científica “Jama Dermatology”.

Foto: Reprodução

No ano passado, o professor Brett King descobriu que a substância chamada “tofacitinib” é eficaz no tratamento de perda de cabelo e, por isso, começou a analisar se o mesmo citrato seria capaz de restaurar os efeitos do vitiligo. Ao lado de Brittany Craiglow, coautora do estudo, o pesquisador ministrou a substância por dois meses em uma paciente. Depois desse período, as partes esbranquiçadas no rosto e nas mãos dela eram quase inexistentes e não houve qualquer efeito colateral.

Os cientistas acreditam que essa nova experiência pode representar um avanço importante no tratamento do vitiligo, mas serão necessárias mais pesquisas para confirmar a segurança e eficácia do remédio. O vitiligo é responsável por tirar a pigmentação da pele e os procedimentos existentes, com cremes e terapias com luz, não garantem a reversão da doença.

Via O Globo