Mochila leva luz à regiões pobres e ainda ajuda na educação

Já imaginou viver em um lugar onde a energia elétrica não existe? Por mais que ela pareça retrógrada e impossível de acontecer, acredite, essa ainda é a realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo. Isto significa dizer que diversas comunidades ainda passam noites no breu, sem um utensílio doméstico ligado. A saída, muitas vezes cara e perigosa, são as tradicionais lamparinas movidas à querosene.

Devido a isso, as crianças são as principais prejudicadas. Além de todas as dificuldades enfrentadas na educação, que na maioria das vezes é precária nestes locais, elas se encontram impossibilitadas de fazer seus deveres de casa à noite, ou até mesmo estudar. Sem a energia, fica difícil dar “luz ao pensamento”.

Como resolver este problema? Uma startup sul-africana deu a resposta e fez acontecer: Criou e distribuiu em algumas regiões da África do Sul mochilas feitas de material 100% reciclado que, de quebra, possuem um módulo que capta a luz solar. Dessa forma, quando os pequenos estiverem indo pra aula, a mochila capta energia suficiente para alimentar uma lâmpada pequena em até doze horas, auxiliando assim nos estudos noturnos das crianças.

Via 3MInovação