Moradores e movimentos revitalizam Praça do Samba

Promovido por INOVA

Grupo fixa equipamentos de ginástica na Praça do Samba[/img]

Como havia wifi gratuito, a praça, que fica na rua Mogeiro, 145, pôde entrar no edital Redes e Ruas, uma parceria das Secretarias Municipais de Direitos Humanos, Cultura e Serviços. Com ações de mobilização comunitária, os grupos se reuniram e debateram o que queriam ver naquele espaço.

Depois de meses de conversa e desenvolvimento, o trabalho foi realizado em um mutirão de dois dias, em julho do ano passado, que juntou cerca de cem participantes em cada dia.

A ação deu vida a novos bancos, mesa de piquenique, bicicletário, parquinho, palco coberto, rampa de acessibilidade, academia ao ar live, mosaicos, murais, campo com traves e bebedouro.

“Houve muita participação da população, de artistas e movimentos sociais da região. Foi o projeto que mais gostei de fazer pelo envolvimento da comunidade, pela cultura bem única”, diz Inês. “Foi uma troca muito rica.”

Desde então, os grupos envolvidos se reúnem mensalmente para pensar em programação e na manutenção do espaço. “Todos trabalharam em função de um objetivo comum. Eles se apropriaram da praça e passaram a usar realmente o local, como tem de ser”, finaliza a arquiteta.

Por QSocial