Na Austrália, 50 mil casas receberão painéis solares de graça

Por: Redação Comunicar erro

Uma parceria entre o governo australiano e a Tesla pretende transformar residências em geradoras de energia conectadas à internet. O projeto será colocado em prática no sul do país, por meio da distribuição gratuita de kits com painéis solares e pilhas recarregáveis para 50 mil casas.

Na Austrália, 50 mil casas receberão kits gratuitos de energia solar

De acordo com reportagem do site The Greenest Post, a intenção é interligar os lares, que poderão compartilhar a energia a partir de um sistema de rede inteligente –todo o programa será financiado pela própria venda do excedente energético produzido pelas casas.

A ação tem potencial para se tornar a maior central solar virtual do mundo, segundo Jay Weatherill, primeiro-ministro da Austrália. A fase de testes deve começar em junho. Na ocasião, cem casas de propriedade pública receberão o kit. Caso o início seja positivo, o projeto segue para a segunda fase, que abrangerá mil residências e, depois, será expandido para os 50 mil endereços do sul da Austrália.

Na Austrália, 50 mil casas receberão kits gratuitos de energia solar

A área foi escolhida por sofrer frequentes problemas de falta de energia. O caso mais recente aconteceu no início do ano passado, quando uma onda de calor fez com que a demanda por eletricidade aumentasse e resultasse em um blecaute. A expectativa, porém, é que nos próximos quatro anos o projeto se expanda para outras regiões da Austrália.

Leia a reportagem completa no The Greenest Post

Compartilhe: