Pesquisadores do ITA criam robô controlado por movimento das mãos

Por: Redação Comunicar erro

Pesquisadores do Centro de Competência em Manufatura do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), criaram um robô controlado pelo movimento das mãos. Essa e outras invenções serão apresentadas na Feimafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura), que acontece nesta semana em São Paulo.

Robo controlado pelo movimento das mãos – (Foto: Divulgação)

Para produzir essa nova tecnologia, eles adaptaram o robô a partir do sensor de movimento “Kinect”, usado no videogame Xbox. Também utilizando robôs, os cientistas desenvolveram outros projetos, como um simulador de voo, um sistema de montagem de grandes estruturas e outro de guiagem de robô pelo toque do operador.

Simulador de voo - (Foto: Divulgação)
Simulador de voo – (Foto: Divulgação)

Durante o evento, os visitantes terão oportunidade de controlar um robô de dois metros de altura apenas com as mãos. A tecnologia estará disponível no stand M298 do ITA, em parceria com a Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura.

Robô controlado pelo movimento das mãos - (Foto: Divulgação)
Robô controlado pelo movimento das mãos – (Foto: Divulgação)

A Feimafe ocorre de 18 a 23 de maio, das 10h às 19h, de segunda a sexta, e das 9h às 17h, no sábado, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana).

Veja mais sobre as inovações que serão expostas pelos pesquisadores durante a feira.

Assista ao vídeo de apresentação do stand do ITA:

Compartilhe: