Pisos transforma energia cinética em eletricidade renovável

Quando falamos de energia limpa, automaticamente vem na mente um amontoado de painéis solares, uma usina termonuclear ou grandes filas de geradores em um parque eólico. No entanto, esse termo refere-se a qualquer fonte de energia que não lança poluentes na atmosfera, independente se a área da captação sofre impactos ambientais. Governos e empresas vêm cooperando cada vez mais para que uma solução energética seja encontrada o mais rápido possível, afinal, sabe-se que os recursos naturais são esgotáveis.

Uma das empresas que acreditam em um panorama melhor para a energia é a inovadora startup londrina Pavegen, que conseguiu produzir pisos capazes de transformar a energia cinética do ato de pisar, em eletricidade renovável. Um teste com estes pisos foi realizado no metrô de Paris, onde milhares de pessoas transitam diariamente. A partir do momento que as pessoas pisavam nesses módulos, a energia era captada e depois transformada em eletricidade para algumas lâmpadas da estação e para algumas entradas USB, onde os usuários podiam recarregar seus smartphones.

Os resultados foram positivos e chamaram a atenção de uma multinacional petrolífera, que, inspirada pelo clima de Copa do Mundo, resolveu contratar a empresa para fazer uma ação no Morro da Mineira, uma favela carioca que ainda não recebia tanta atenção das empresas e não recebe tanto investimento a partir do turismo, como algumas favelas mais conhecidas.

O resultado foi o maior módulo de captação de energia já criado pela startup, que fica embaixo de um campo de futebol localizado na favela e usado diariamente pela população local. O campo foi inaugurada no final de Setembro e é capaz de gerar, por dia, até 10 horas de eletricidade.

Segundo a Pavegen, o obetivo é levar, no futuro, soluções de energia limpa para todos os cantos do mundo. Fator muito importante para garantir a sustentabilidade no país.

Via 3MInovação