Robô promete fazer maquiagem e economizar tempo das mulheres

Por: Redação Comunicar erro

Dedicar-se horas em frente ao espelho para passar uma maquiagem pode ser coisa do passado. Um grupo de designer italianos criou um robô que promete facilitar a vida das mulheres na hora de se maquiarem. Além de realizar as funções básicas, a tecnologia aplica o batom e outros cosméticos nos rostos das usuárias.

3043876-slide-s-3-these-makeup-applying-robots-are-not-very-good-beauticians
O robô precisa de aprimoramento antes de ir ao mercado (Foto: Divulgação)

O dispositivo convida aos usuários a colocarem o seu queixo em uma espécie de cavalete. Depois disso o robô começa o seu trabalho. Com pincéis de maquiagem e tubos de batom começam a decorar o rosto. Os robôs são programados com os que designers chamam de “fórmula numérica de estética”. Isso significa dizer que a tecnologia assume que todos os rostos são os mesmos.

O projeto surgiu quando os designers eram estudantes e tiveram a ideia durante uma aula de design industrial. O chamado “Beautification” ainda precisa de aprimoramentos. A inteligência artificial ainda não está avançada o suficiente para imitar maquiadores reais ao vivo.

Para lançá-lo no mercado o protótipo terá que ser aprimorado. No momento, a tecnologia está a mostra em uma exposição em uma galeria italiana até o dia 12 de abril.

Compartilhe: