Site permite envio de ‘obituários’ a fumantes

A maioria das campanhas antitabagismo tentam assustar (e não conscientizar)  o usuário para parar com o vício. Imagens sensacionalistas, frases de efeito, depoimentos de ex-fumantes e por ai vai. A criatividade para formar  anúncios que, na maioria das vezes, não atinge grande parte dos viciados,  são demasiados. Destinado a mudar esse conceito, o norte-americano Ian Wishingrand, 29 anos, criou o site ‘nobituary.com’.

Na página da internet, amigos e parentes que desejam dar um incentivo para um conhecido viciado em tabaco, podem criar um ‘obituário’ falso para conscientizá-los do malefício do cigarro.

Ao visualizar o ‘obituário’, o usuário depara-se com imagens da infância, da família, com os amigos e animais de estimação. Ainda há informações sobre a economia de dinheiro que faria ao deixar de fumar, os esportes e atividades físicas que poderia realizar, os benefícios ao longo prazo para a saúde, etc.

Depois de ler todas as informações, o fuante é dirigido a um link que o pergunta se gostaria de ‘se livrar do vício’. Ao clicá-lo, automaticamente, a página é dirigida para a página do ‘becomeanex.org’, o site de um programa do governo norte-americano que incentiva e auxilia com técnicas, dicas e sessões de psicologia a deixar o tabagismo.