Tabela periódica ganha quatro elementos químicos

A União Internacional de Química Pura e Aplicada anunciou a descoberta de 4 novos elementos

Unúntrio, unumpêntio, ununséptio e ununóctio. Ainda não oficialmente batizados pelos pesquisadores que os descobriram, os elementos 113, 115, 117 e 118 são os mais novos integrantes da sétima fila da tabela periódica.

Criados pelo homem, os quatro novos elementos não são encontrados na natureza. São altamente radioativos e só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo.

Essa característica dificulta seu estudo e por isso ainda não se sabe como podem ser usados na prática. As descobertas dos EUA, do Japão e da Rússia foram anunciadas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Os elementos 113, 115, 117 e 118 são os mais novos integrantes da sétima fila da tabela periódica

Os nomes e símbolos propostos pelos cientistas passarão pelo crivo da divisão de química inorgânica da associação, que analisará coerência e possibilidade de tradução. Eles devem batizá-los com um nome mitológico, de um mineral, um lugar ou um país, uma propriedade ou um cientista.

Em 2009, por exemplo, o elemento químico 112 foi batizado como Copernício, em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), e com o símbolo Cn.

Por QSocial