Vizinhança se une para dar vida nova a praça e construir anfiteatro

Neste mês, teve banda, música, dança e muita diversão na Lapa, zona oeste de São Paulo. Não se trata de um show em local fechado, com ingresso para entrar, mas da inauguração de um anfiteatro idealizado pela comunidade na praça Amadeu Decome.

Músicos do bairro foram chamados para tocar. A vizinhança foi convidada para colorir o anfiteatro. E todos puderam se reunir em um grande piquenique, convocado pelo Movimento Boa Praça, que congrega as pessoas que idealizam e realizam as mudanças no local.

A ação de revitalização da praça começou em 2008, sob a batuta de moradores da região. Naquele mesmo ano, o local ganhou vida nova.

Espaço da praça Amadeu Decome que recebeu reforma

Mas a comunidade não se deu por satisfeita e inventou formas de fazer melhorias constantes e organizar atividades no local: piqueniques comunitários, palestras, cursos, ações educativas, instalação de mobiliário, consultorias e planejamento de ações de voluntariado.

O anfiteatro, por exemplo, foi desenhado voluntariamente pelo arquiteto André Wissenbach. E ganhou vida graças à ação dos moradores na Subprefeitura da Lapa.

Músicos tocam na inauguração do anfiteatro

“Pela primeira vez, fizemos algo estrutural com a ação do poder público”, destaca a jornalista Carolina Tarrío, 49 anos. “Foi uma conquista e um aprendizado.”

As alterações pararam por aí? Segundo Carolina, não. “Queremos colocar brinquedos no parquinho. Estamos pensando em financiamento por crowdfunding, do poder público e do empresariado das redondezas.”

Por QSocial