Amigos ampliam fotos de animais em campanha por conscientização
No projeto "Cidade Selvagem", grupo irá espalhar fotos gigantes de animais pelas ruas de Pelotas (RS)
Andar pelas ruas da cidade e se deparar com o graxaim, a capivara e o zurrilho é, no mínimo, raro. Mesmo em uma cidade do interior, como Pelotas. Mas, três jovens, decidiram aproximar a população da cidade na região sul do Estado com a fauna e a flora do Pampa gaúcho. As imagens foram feiras por eles, e serão hiperdimensionadas e coladas em paredes e muros da cidade. O projeto foi financiado pelo Catarse.me, onde os guris arrecadaram quase R$12 mil.
A paixão pela natureza é tão grande, que os amigos fazem dela profissão. A ideia de criar a Rastro surgiu há cinco anos, quando os três ainda eram estudantes de ecologia. “Iniciou com ações despretensiosas de descobrir a natureza”, conta Gustavo Fonseca, um dos idealizadores.
O resultado ficou tão legal que eles levaram o projeto para escolas e universidades. “Percebemos uma necessidade social, uma carência por conhecimento que tivessem como foco a natureza do Rio Grande do Sul e do bioma Pampa”, relatam os ecólogos. Daí surgiu a Rastro, empresa que utiliza o empreendedorismo social para sensibilizar as pessoas quanto à importância da natureza. E foi justamente a arte que possibilitou a divulgação dessa mensagem.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
O último projeto – aquele que explicamos no primeiro parágrafo – ainda não tem data para acontecer, mas já estão previstas as atrações artísticas, como o lançamento de um clipe (ver tease abaixo), apresentações de teatro e feiras.
A principal característica desse trabalho é o “marketing de guerrilha”: alcançar o máximo de pessoas, com o mínimo de recursos.
Até onde a arte pode ir para transformar o mundo? #CidadeSelvagem from Rastro on Vimeo.
Para o futuro, os guris já têm planos. Querem realizar a exposição em outras cidades gaúchas e alcançar um número ainda maior de pessoas. “Nosso objetivo é espalhar ainda mais longe a reflexão pela conservação da natureza e o papel da sociedade nessa missão”, explica Gustavo Fonseca.
Se você se interessou pelo Rastro e/ou pela #CidadeSelvagem, clica aqui e saiba mais sobre os projetos!