10 filmes para quem está com saudades da escola

São títulos para todas as idades, com diferentes temas e mensagens inspiradoras

03/04/2020 18:07 / Atualizado em 04/04/2020 23:20

As aulas estão suspensas há alguns dias já e muitos estudantes estão assistindo aulas pela internet e conversando com professores e colegas por meio de plataformas e aplicativos. Nessas horas, é comum sentir falta das coisas mais inusitadas, como aquele bolo especial da lanchonete, a roda de amigos no intervalo, ou a aula daquele professor super divertido.

Por isso, o professor de inglês e organizador do festival Marista Music Awards, Tony Serur, do Colégio Marista Paranaense, listou dez títulos que podem ajudar a matar um pouco a saudade da escola. Desde boas risadas, até lições de vida importantes, as sugestões trazem um pouco das salas de aula e corredores das escolas. Confira:

1. Sociedade dos Poetas Mortos

Lançado em 1990, com Robin Willians e Ethan Hawke, o filme retrata uma tradicional escola preparatória de 1959. Quando um ex-aluno se torna professor de literatura e traz métodos inusitados e inovadores para incentivar que os jovens pensem por si mesmos, a escola é analisada por um outro ponto de vista.

2. Um Sonho Possível

Essa história real rendeu um Oscar à Sandra Bullock, como melhor atriz. O filme mostra como a escola e o incentivo aos esportes pode mudar a vida e a trajetória de muitas pessoas. Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro sem lugar para morar, porém com vocação para esportes. Durante uma noite chuvosa, a família de milionários oferece abrigo ao jovem e a partir deste momento, a vida de todos é transformada para sempre.

3. O Substituto

Adrien Brody é o professor substituto Henry Barthes, que durante três semanas assume turmas do Ensino Médio em uma escola pública. A realidade que encontra é de professores desmotivados e alunos com famílias ausentes ou negligentes. E em meio à crise familiar pela qual passa, ele encontra uma oportunidade de fazer a diferença na comunidade.

4. Meu Mestre, Minha Vida

Morgan Freeman interpreta o professor Joe Clark, que é convidado a assumir a direção de uma problemática escola de Nova Jersey. Com pulso firme, autoritarismo e arrogância, ele comanda a instituição com métodos pouco ortodoxos. Isso faz com que alunos da escola, que sofre com tráfico de drogas e violência, consigam passar no exame final realizado pelo governo. No entanto, seus métodos atraem admiradores e também vários inimigos.

5. 10 coisas que eu odeio em você

O longa lançado em 1999 foi baseado na obra A Megera Domada, de Willian Shakespeare,  e foi um sucesso inesperado para os atores. No primeiro dia na nova escola, Cameron se apaixona por Bianca. Mas ela só pode sair ou namorar depois que sua irmã mais velha, Kat, arrume um namorado. A questão é que Kat é orgulhosa e antissocial, o que torna tudo mais complicado. Cameron então negocia com o bad-boy misterioso da escola para “domar” Kat, mas aí tudo se complica.

6. Escritores da liberdade

Uma jovem professora encontra um desafio em meio a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Para conseguir se comunicar com os alunos, ela utiliza métodos diferentes de ensino, para que os jovens se abram e retomem a confiança neles mesmos, superando tensões e preconceitos.

7. Coach Carter: treino para a vida

Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, é dono de uma loja de artigos esportivos e aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola. Seu método de trabalho surpreende por ser rígido e exigir comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Com isso, o time começa a despontar com ótimo desempenho, até que Carter toma uma atitude que espanta a toda a comunidade.

8. Rainha de Katwe

Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre de Uganda, Phiona Mutesi é uma jovem dedicada a alcançar seu objetivo: se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. Ela foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas está decidida a enfrentar todos os obstáculos para realizar seu sonho.

9. O Homem que Viu o Infinito

Em 1913, Ramanujan, um gênio da matemática autodidata da Índia viaja para o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge, onde ele se conhece seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy. Então ele luta para mostrar ao mundo a sua mente brilhante e cria uma amizade que mudou a matemática para sempre.

10. Além da Sala de Aula

Uma história para inspirar. O longa conta a trajetória de uma professora de primeira viagem, com apenas 24 anos de idade, que tem que superar medos e preconceitos em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo.

Extra – Uma Mente Brilhante

Apesar da história se passar na universidade, a história de superação vale a indicação. O premiado longa-metragem é baseado na vida do matemático John Nash. Com uma carreira acadêmica respeitável, Nash é chamado para fazer um trabalho em criptografia para o governo dos Estados Unidos e depois disso passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado com esquizofrenia, e após várias internações, ele precisa usar toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal.