3 dicas para aprender melhor e mais rápido

A gente sai da escola, mas nunca para de aprender. As novas funções que exercemos ao longo da vida requerem novos conhecimentos. Parar de aprender é parar no tempo.

Para Nate Kornell, professor de psicologia cognitiva da Williams College, nos Estados Unidos, e estudioso de técnicas de aprendizagem, essas são as três principais formas para se tornar um aprendiz mais eficaz.

1. Seja inquieto

Aprendizado efetivo é um trabalho árduo. Apesar de parecer que você está aprendendo mais quando parece fácil, esse não é o caminho. Você aprende mais quando sente dificuldade. “É a habilidade da inquietação que separa os muito bem-sucedidos dos demais”, diz Kornell. Para muitos, assim que se tornam muito bons em algo, se sentem confortáveis, incapazes de continuarem a se desafiar. O que é preciso então? Essa prática exige arriscar, incerteza, repetição, auto-crítica e sim, inquietação. O ato de aprender pode ser muitas coisas: desafios, descobertas, motivação e chato. Mas nunca fácil. “Se você não encontra dificuldades, está fazendo errado”, alerta o professor.

2. Não deixe os estudos acumularem

A técnica de se matar de estudar antes de uma prova funciona apenas se você quer se lembrar desse conteúdo por um curto período de tempo. Para adquirir conhecimento sem data de validade, a dica é espaçar os estudos. É o ato de esquecer e lembrar um assunto, múltiplas vezes, que faz com que a gente grave um assunto na memória.

3. Faça conexões

Aqui a regra é quanto mais, melhor. Ou seja, se quiser se lembrar de um trecho do livro que está lendo, ligue os pontos desse assunto com outros, em contextos diferentes. Relacione o que você está lendo ou estudando àquilo que você já leu ou estudou antes. Para ir mais longe ainda? Relacione a leitura a eventos que já aconteceram na sua vida ou de alguém que você conheça.

E você, o que quer aprender?