4 hábitos das pessoas mais criativas do mundo

Por Cristina Luckner, da eduK

Einstein, Picasso, Steve Jobs. O que essas mentes criativas faziam para ser ainda mais criativos? Certamente não ficavam parados esperando por grandes ideias. Então qual o segredo para ser atingido por um raio de criatividade?

E você, como ativa sua criatividade?

O estudo “Hacking Creativity” (vasculhando a criatividade, em tradução livre), feito por um grupo de alta performance do Red Bull em parceria com a empresa de análise de dados Vibrant data, analisou os hábitos que nos levam a momentos de ruptura criativa. Foram entrevistados 500 pessoas, de diferentes áreas. Separamos quatro revelações surpreendentes do estudo:

1. Cuidado com estratégias para “pensar fora da caixa”

Quantas vezes você já não ouviu sobre a importância de “pensar fora da caixa” para ter novas ideias? Pois é, mais da metade dos entrevistados na pesquisa, como empreendedores, cientistas e artistas, responderam que são mais criativos quando “trabalham dentro de regras existentes”.

2. Deixe o acaso trabalhar a seu favor

Pode parecer inesperado, mas empreendedores e gente que trabalha no mundo dos negócios responderam duas vezes mais que sua estratégia para ser mais criativo envolvia doses maiores de “deixe acontecer” do que “faça acontecer”. Sério, mas como assim? Muitos declaram que estão abertos a abraçar oportunidades pelo caminho do que insistir em resolver tudo a partir de um plano. Menos de 15% do total dos entrevistados disseram que traçam um plano claro e o executam. Basicamente, deixe a vida te levar.

3. Não tenha medo do plano B

Todos aqueles conselhos sobre nunca desistir, aparentemente, não combinam com criatividade. Quando se deparam com um obstáculo, os empreendedores confessaram que rapidamente tiram da cartola um plano B, em vez de se agarrar com todas as forças ao plano A. Quem mais prefere ser essa metamorfose ambulante?

4. Saia do escritório

Mais de 65% dos entrevistados disseram que estar em contato com a natureza influenciou em seu processo criativo.

Em termos de gênero, não apareceram grandes diferenças em como mulheres e homens ativam sua criatividade. Mas as mulheres tendem a se apoiar mais na intuição e os homens mais na razão para resolver problemas. As mulheres também pesam mais o impacto dos riscos durante o processo, enquanto homens tendem a ver o risco como uma oportunidade.

E você, como ativa a sua criatividade? No site do estudo (todo em inglês), é possível descobrir qual o seu “estilo criativo”. Há pessoas que fazem acrobacia, outras que vão dar uma volta de skate. Também têm os que usam a gastronomia, fotografia e até trabalhos manuais para se tornarem mais criativos. Se essas últimas três opções interessaram, a gente te dá uma mãozinha, o projeto Mão Livre. Essa parceria entre o Catraca Livre e a eduK libera cursos gratuitos para você. Sua criatividade agradece.