5 benefícios de se trabalhar com o que se ama

01/12/2015 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:50

Por Cristina Luckner, da eduK

Trabalhar por propósito ou por dinheiro? 73% dos jovens preferem a primeira opção, segundo pesquisa da McGraw-Hill Education feita com estudantes universitários. “Jovens são tão idealistas”, você deve estar pensando. Repense. Bill Connolly, comediante, coach, expert em marketing e autor do livro “The Success Disconnect“, lançado mês passado nos EUA, garante que esse não é um objetivo somente dos mais jovens; é o objetivo dos mais inteligentes. E ele não está brincando.

Maioria dos jovens preferem trabalhar por propósito do que por dinheiro
Maioria dos jovens preferem trabalhar por propósito do que por dinheiro

No livro, ele responde à pergunta: “porque as pessoas mais inteligentes estão optando por propósito no lugar de dinheiro?”, baseado em uma série de histórias de superação, de pessoas que ultrapassaram obstáculos para atingir sua própria versão do que é sucesso. Fica claro que não existe mais um caminho obrigatório a ser seguido e, principalmente, que nunca é tarde demais para mudar os rumos da carreira — e da sua vida.

Viver do que se ama: liberar a cozinheira que há em você e ainda ter mais tempo com a família
Viver do que se ama: liberar a cozinheira que há em você e ainda ter mais tempo com a família

Coração ou contracheque? Propósito ou pagamento? Você ainda está em dúvida sobre o que é que exatamente faz seus olhos brilharem, o que dá satisfação e a sensação de contribuir para uma mudança no mundo? Pode ser cuidar melhor da alimentação ou fazer uma sobremesa deliciosa. Se reconectar consigo mesmo ao fazer um trabalho com as mãos, como o bordado ou encadernação. Ou melhor ainda, finalmente criar coragem para largar aquele emprego chato e assumir a fotografia como negócio? A possibilidade de viver daquilo que você ama pode estar mais próxima do que você imagina.

Veja 5 benefícios de se trabalhar com o que se ama e boa sorte na sua busca:

Livre-se desse emprego chato! Descubra os benefícios de viver do que se ama
Livre-se desse emprego chato! Descubra os benefícios de viver do que se ama

1 – Encontre a sua própria definição de sucesso

Segundo Connolly, sucesso não deve significar apenas êxito financeiro. Para encontrar a sua versão de sucesso, você precisa descobrir o que é que você mais valoriza. Ter mais tempo com a família? Fazer um trabalho carregado de significado ou estar envolvido constantemente em projetos desafiadores?

Descubra a sua definição de sucesso
Descubra a sua definição de sucesso

2 – Você vai encontrar motivação contínua

O propósito nos motiva mais do que o dinheiro. “O dinheiro para de agir como um elemento de motivação pois as pessoas se habituam ao dinheiro”, afirma Connolly. A promessa de ganhar mais pode ser tentadora no início da carreira, mas quanto mais longe você chega, menos o dinheiro vai motivá-lo. Já ter a sensação de satisfação ou de ajudar alguém por meio do seu trabalho, não é algo com que a gente se habitue, diz Connolly.

A fotografia é a sua paixão?
A fotografia é a sua paixão?

3 – Você terá relacionamentos melhores

“A coisa mais valiosa que temos é nossa relação com as pessoas”, afirma Connolly. Se todos no seu ambiente de trabalho estão focados em batalhar pela mesma boa causa, você conseguirá se relacionar melhor com seus colegas, pois estarão unidos por um objetivo em comum.

4 – Você trabalhará com mais empenho

Pessoas conectadas com seu propósito estão mais propensas a trabalhar com mais empenho, pois amam o que fazem. Essa característica conduz ao sucesso no longo prazo.

Onde fica o topo da sua montanha?
Onde fica o topo da sua montanha?

5 – Você terá mais autoconfiança

Nessa era de redes sociais, somos, a todo momento, pressionados a ter êxito. O Facebook é um arquivo eletrônico dos “miniêxitos” das pessoas. Por estarmos tão expostos aos acontecimentos das vidas de outras pessoas, a pressão para subir os degraus do sucesso está mais intensa do que nunca. Ao fazer o que se ama, e ter identificado sua paixão e já ter definido sua versão de sucesso, não há ansiedade em competir com as pessoas a sua volta. “Essas pessoas percebem que não precisam chegar ao topo de uma montanha, apenas ao topo de sua própria montanha”, diz Connolly.

E aí, qual será seu primeiro passo em busca do seu sucesso? Já descobriu a sua verdadeira paixão?