5 profissões curiosas para quem pensa fora da caixa
Existem muito mais profissões “curiosas” do que as pessoas imaginam
Escolher uma profissão é uma dúvida muito comum para todos. Para quem pensa fora da caixa, e não deseja seguir uma carreira tradicional, as incertezas podem ser ainda maiores. A boa notícia é que, atualmente, existem muito mais profissões “curiosas” do que as pessoas imaginam e para todos os perfis. Confira algumas!
1 – Programador de entretenimento pessoal
O programador de entretenimento pessoal é uma espécie de consultor capaz de ajudar a escolher shows, séries, restaurantes e outros programas, de acordo com o perfil do cliente. Esse profissional atua de forma semelhante a um especialista de turismo, que identifica viagens e passeios interessantes para o público.
Por meio da tecnologia, os programadores terão pela frente mais oportunidades de atuação, pois poderão mapear as buscas, o engajamento nas redes sociais e o próprio consumo para oferecer os melhores produtos e serviços. Grandes empresas como Google, Facebook e Amazon já estão contratando esses profissionais.
- Programa oferece intercâmbio para jornalistas na Alemanha
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- USP promove edição 2024 da Feira de Profissões com programação gratuita e digital
- Conheça 8 profissões lucrativas que não precisam de faculdade
2 – Detetive particular
Apesar de não ser uma profissão recente, a área de detetive particular ainda não é muito divulgada. Em geral, as pessoas desejam ser detetive da polícia, e não chegam a cogitar a outra carreira por simples desconhecimento.
Os detetives particulares têm um amplo campo de atuação, além de possibilidade de altos ganhos. Eles também não precisam ter uma graduação específica, mas cursados voltados para o cotidiano da investigação. Outra vantagem desse profissional é que ele pode atuar de maneira autônoma.
3 – Gerente de bem-estar da velhice
Com a população cada vez mais velha, a tendência é que os idosos se tornem o centro das atenções — e dos cuidados. Nesse sentido, o gerente de bem-estar da velhice poderá ser bastante requisitado.
Esse profissional pode ser de diversas áreas, como medicina, enfermagem, psicologia, entre outras que atuam diretamente nos cuidados humanos. Atualmente, já existe uma graduação focada nos mais velhos, a gerontologia. Mesmo assim, no futuro, outros profissões podem vir a se especializar na velhice.
4- Desenvolvedor de veículos alternativos
A preocupação com as mudanças climáticas e o meio-ambiente tem feito com que os fabricantes de automóveis pensem em estratégias sustentáveis. Fabricar veículos que emitam menos poluentes é um desafio e também uma realidade da atualidade.
Para quem se identifica com a área de engenharia, essa pode ser a carreira ideal. Por causa da demanda do mercado, o desenvolvedor de veículos alternativos tem um amplo caminho a seguir.
5- Hacker genético
Os hackers cibernéticos são aqueles que conseguem modificar códigos e sistemas da internet. No caso da genética, os hackers terão função semelhante, ou seja, alterar a genética por motivos mercadológicos. É o caso, por exemplo, dos alimentos modificados.
Além dessa situação, o profissional também poderá ser demandado por atletas e médicos. Portanto, o hacker genético será necessário para melhorar as características humanas, animais ou de plantações.