7 dicas para abrir um negócio em casa: transforme paixão em profissão

Por Cristina Luckner, da eduK

O home office é uma tendência mundial. Não está com nada perder tempo e dinheiro se deslocando pela cidade, se você pode ser mais feliz e produtivo trabalhando dentro de casa. Essa é uma saída interessante principalmente para quer deseja abrir seu próprio negócio, seja na área de beleza, gastronomia, artesanato, fotografia ou moda. Para os empreendedores, é possível começar um negócio com custo fixo bem baixo, afinal o escritório fica em sua própria casa.

O home office é muito vantajoso para quem deseja abrir seu próprio negócio

Mas existem alguns segredos para se dar bem ao trabalhar de casa. Quem sabe com essas dicas você finalmente não cria coragem de transformar sua paixão em profissão?

1. Estabeleça um horário de trabalho

E avise seus filhos, parentes e amigos.

2. Invista em seu espaço

Se não tiver um cômodo extra, que possa servir de escritório, vale procurar um canto para chamar de seu. Não vai funcionar se um dia você estiver na mesa da cozinha, outro dia no sofá da sala… Um computador e uma boa conexão de internet também são fundamentais.

3. Seja organizado

É preciso ter foco, manter uma agenda de compromissos e ser muito organizado, para dar conta de todos os afazeres do trabalho. Nada de ligar a TV ou ficar pairando nas redes sociais.

Existem alguns segredinhos para se dar bem no home office

4. Invista em marketing

Para ser bem-sucedido nessa empreitada, as pessoas precisam saber que seu negócio existe. Invista em anúncios no Facebook Ads e no Google Adwords, abra sua página no Facebook e faça as redes sociais trabalharem a favor de seu negócio. Fotografias de seus produtos (que podem ser feitas até com seu celular) também são uma ótima forma de tornar seu trabalho conhecido e podem ajudá-lo a conquistar novos clientes. Investir em marketing não precisa ser caro, mas precisa ser feito.

5. Formalize seu negócio

Você pode começar como MEI (microempreendedor individual), se seu faturamento anual não ultrapassar R$ 60 mil. Assim, poderá ter CNPJ e prestar serviços para empresas. Informe-se na prefeitura de sua cidade sobre as normas para licenciamento e funcionamento das atividades.

Elabore um plano para seu negócio e invista em aprendizado contínuo

6. Elabore um plano de negócios

Onde quer estar em cinco anos? Um plano de negócios vencedor vai ajudá-lo a responder essa pergunta. Planeje o futuro de sua empresa, coloque tudo no papel, e você terá um mapa para o sucesso.

7. Aprendizado contínuo

Quem trabalha em casa deve aproveitar a flexibilidade de horário para investir em aprendizado contínuo. Vale assistir a cursos on-line, aprimorar técnicas e até incorporar novos conhecimentos ao que você já faz.