8 celebridades engajadas com a causa ambiental

Muito além de rostinhos bonitos e talentos reconhecidos em nível mundial, algumas celebridades utilizam a capacidade de influenciar multidões para causas que dizem respeito a todos nós, como o meio ambiente.

Uma das personalidades que melhor expressam essa faceta é Leonardo DiCaprio. O discurso do ator ao receber o Oscar por seu papel em “O Regresso” ilustra bem seu engajamento em defesa pelo meio ambiente: “O filme foi sobre a relação do homem com a natureza, um mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registrado. Nossa produção teve que se mudar para a parte mais ao sul do planeta só para achar neve. A mudança climática é real. Está acontecendo agora”, disse o ator.

Ativista fervoroso, o astro revelado em ‘Titanic’ criou até uma fundação com o seu nome, que reúne os problemas mais urgentes ligados ao tema — das consequências do aquecimento global à importância de optar por fontes de energia renováveis e de preservar espécies de animais em risco de extinção.

Seus esforços lhe renderam, em 2003, o título de “Líder Ambiental”, concedido pela associação ambiental Global Green USA. Ele também co-produziu e narrou o documentário 11th Hour, sobre o aquecimento global, ao que se seguiram outros, como ‘Global Warning’, ‘Water Planet’ e “Cowspiracy”.

DiCaprio não está sozinho. No hall ‘verde’ da fama, outras personalidades unem-se a ele. Confira a lista organizada por Vanessa Barbosa, da Exame.com:

1 – Leonardo Dicaprio

Ativista fervoroso, o astro revelado em ‘Titanic’ criou até uma fundação com o seu nome, que reúne os problemas mais urgentes ligados ao tema –das consequências do aquecimento global à importância de optar por fontes de energia renováveis e de preservar espécies de animais em risco de extinção. A preocupação com as mudanças climáticas foi exposta até mesmo em seu discurso da vitória ao receber o Oscar de melhor ator em 2016.

2 – Mark Ruffalo

A atriz Cate Blanchett no Festival de Cannes[/img]

Cate Blanchett é uma espécie de “estrela recrutadora” para a causa ambientalista em seu país natal. Associada à Fundação Australiana de Conservação, a atriz se comprometeu a reduzir sua pegada de carbono. Para cumprir a meta, instalou painéis de energia solar em casa, iniciativa replicada na Companhia Teatral de Sidney, onde atua. Também reduziu em 20% o consumo doméstico de água e luz.

Cate é uma das principais figuras no comando da Hora do Planeta na capital australiana, projeto que incita a todos a desligarem as luzes de suas casas e centros comerciais durante 60 minutos, em ato simbólico contra as mudanças climáticas. Ela participa ativamente das manifestações em prol do meio ambiente, seja em passeatas pelas ruas ou em eventos fechados, e também realiza doações generosas a associações defensoras da causa.

4 – Edward Norton

Protagonista de filmes como “Clube da Luta” (1999) e “O Ilusionista” (2006), Edward Norton é o embaixador da Organização das Nações Unidas para a biodiversidade, desde julho de 2010. Mas o envolvimento com questões ambientais é uma herança de família antiga.

O pai do ator também defende a conservação ecológica e os avós maternos fundaram uma organização para ajudar a fornecer moradia acessível nos Estados Unidos. Membro do conselho de um fundo pela conservação da vida selvagem e ativista de longa data, o ator americano chegou a arrecadar mais de 1 milhão de dólares, o equivalente a cerca de 1,8 milhão de reais, após participar de uma maratona na cidade de Nova York.

Os recursos foram destinados a comunidades locais no Quênia. Ele ainda arranja tempo (e um bom investimento) para preservar o Grand Canyon, além de ser um dos principais mecenas de ONGs ambientalistas, como o Wilderness Society e o Earthjustice.

5 – Gisele Bündchen

Passarelas mundo a fora, Gisele Bündchen também representa o país em outra área. Há mais de seis anos, a Embaixadora da Boa Vontade do Pnuma tenta chamar atenção para o que vem acontecendo com o meio ambiente. No final de 2008, Gisele criou com sua família o Projeto Água Limpa, que visa implementar ações de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva (RS), região onde nasceu.

6 – Pierce Brosnan

Consagrado no papel de um agente secreto do serviço de espionagem britânica, Pierce Brosnan é, fora da ficção, um agente em defesa do meio ambiente. Ele não está sozinho nessa empreitada. Junto de sua mulher, Keely Shaye, o ator irlandês investe tempo e dinheiro em prol da proteção do mamíferos marinhos. Crítico ferrenho da moratória de caças à baleia, em países como Japão e Irlanda, ele defende a não-tolerância à atividade, sob qualquer justificativa.

7 – Robert Redford

Há no mundo das celebridades quem ostente ser ‘verde’ por guardar na garagem um carro híbrido ou fazer doações esporádicas a organizações ambientais. Mas também existem aquelas como Robert Redford. O ator se engajou pessoalmente numa campanha para proteger o deserto americano de Utah e por mais de 30 anos ficou à frente da diretoria do “Natural Resources Defense Council” (NRDC), uma importante entidade ambiental dos EUA.

Nesse período, o astro de “Todos os Homens do Presidente” e “Proposta Indecente” incitou as prefeituras dos estados americanos a enxergar o aquecimento global como uma questão prioritária. Em 2008, Redford co-produziu o documentário “The Unforeseen”, que alerta para a especulação imobiliária americana em detrimento da saúde das cidades e da natureza.

8 – Jared Leto

Jared Leto é conhecido como o vocalista da banda 30 Seconds to Mars bem como por sua atuação nos filmes “Requiem for a Dream” e “O Clube de compras Dallas” (este último lhe rendeu um Oscar), mas alguns de seus trabalhos mais importantes foram para o meio ambiente. Jared é adepto do veganismo há mais de 20 anos e, sempre que pode, incentiva os outros a seguir seu exemplo. Segundo definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade sobre o assunto, o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.

Via Portal EcoD