A Índia, o beisebol e uma ideia inovadora

A história de Jeff Bernstein, Rinku Singh e Dinesh Patele, que acaba de chegar aos cinemas europeus no filme “Million Dollar Arm” (sem título em português), de Craig Gillespie, é uma coletânea de cases de inovação, criatividade, globalização, ética e coaching, entre outros temas caros ao mundo dos negócios.

Jeff Bernstein ganhou muito dinheiro como agente esportivo[/img]

Bernstein pensou então em repetir o modelo, mas sem saber exatamente com qual esporte nem em qual país. Mas ao ver um programa que mostrava que jogadores de cricket na Índia estavam conseguindo fazer arremessos da bolinha a uma velocidade de cerca de 150 km/h –a mesma dos melhores lançadores do beisebol americano– ele teve o insight: por que não transformar o beisebol em um popular esporte na Índia, o segundo planeta mais populoso do mundo e com um potencial de consumo em rápida expansão?

Patrocinado por um investidor, ele criou uma competição denominada “Million Dollar Arm” que premiaria com dinheiro e levaria para serem treinados nos Estados Unidos dois indianos praticantes de cricket, o esporte nacional daquele país, que tivessem os melhores desempenhos (velocidade e pontaria no arremesso) em um concurso comandado por Bernstein e sua equipe, que rodou por várias regiões da Índia. A competição tornou-se uma atração na televisão a cabo indiana em 2007 e atraiu mais de 38 mil participantes.

Ao final, dois jovens indianos, Rinku Singh e Dinesh Patele –que na verdade nem eram jogadores de cricket–, obtiveram os melhores resultados. A próxima etapa do desafio era levá-los aos Estados Unidos para serem treinados por um dos maiores gurus do beisebol norte-americano no campus da University of Southern California e transformá-los, em um curto espaço de tempo, em jogadores cobiçados pela liga profissional mundial do esporte.

Entre altos e baixos, fracassos e vitórias nesse processo, o resultado é inspirador. A trajetória conjunta de Jeff Bernstein, Rinku Singh e Dinesh Patele é repleta de lições para as empresas sobre os processos de inovação de ruptura (o concurso “Million Dollar Man”), de globalização (a popularização do beisebol na Índia e dos times da liga norte-americana através de dois jovens indianos que “fizeram a América”), de coaching (a necessidade de Bernstein orientá-los e apoiá-los) e ética (como se conduzir em situações de conflito entre as demandas dos negócios e os valores de cada cultura), entre outros temas.

O final da história –se você não quiser sabê-lo antes de assistir ao filme, pare de ler por aqui– é que Singh e Patel acabaram contratados pelo The Pittsburgh Pirates, um dos grandes times da liga de beisebol norte-americana. A promessa é que o filme chegue ao Brasil em outubro, diretamente em DVD. JB Bernstein é interpretado por Jon Hamm (protagonista da série “Mad Men”).

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