Ação busca soluções para educação e saúde em Paraisópolis

20/10/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:03

Durante 13 horas, um grupo de 70 jovens universitários estará imerso no desafio de criar protótipos de soluções que atendam os problemas de educação e saúde dos moradores de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

O 1º Hackathon,  organizado pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein em parceria com o Insper, vai reunir alunos dos cursos de administração, ciências econômicas, enfermagem,  engenharias (mecânica, mecatrônica e computação) e medicina das duas instituições no próximo domingo, dia 23.

Vista da comunidade de Paraisópolis, um dos bairros de São Paulo de maior contraste social
Vista da comunidade de Paraisópolis, um dos bairros de São Paulo de maior contraste social

Os estudantes já começaram as oficinas de imersão, onde recentemente fizeram visitas à comunidade e interagiram com profissionais que atuam no PECP (Programa Einstein na Comunidade de Paraísopolis), ação que compreende o atendimento ambulatorial para crianças de 0 a 12 anos em diversas especialidades, e um Centro de Promoção e Atenção à Saúde, que atua em educação, serviço social, esportes, arte e educação. Além de visitas a UBS (Unidades Básicas de Saúde) e CAPS da prefeitura gerenciadas pelo Einstein.

O grupo também terá palestras com professores do Einstein e do Insper e discussões sobre temas relacionados à inovação social, ética e aspectos culturais da comunidade de Paraisópolis.

No dia do evento, os alunos serão divididos em grupos para as discussões e desenvolvimento de ideias. Após o almoço, inicia-se o desenvolvimento de protótipos e apresentação para a banca, composta por pessoas que atuam na área de inovação social cujo papel é fazer a conexão dessas soluções desenvolvidas com agentes capazes de concretizá-las.

Serviço:
I Hackaton Einstein/Insper
Quando: 23/10, das 8h às 23h
Onde: Salão Chella e Moise Safra – Hospital Israelita Albert Einstein, Unidade Morumbi