Ação conta histórias de trabalhos diferenciados na moda brasileira

“Fazer do meu jeito” e “fazer as minhas próprias coisas” são os elos que unem criativos brasileiros em torno da ação “Com Tempo Com Coragem Com Coração”, lançado pela plataforma NoBrasil, que tem como objetivo contar histórias de pessoas que desaceleraram e optaram por empreender na moda de uma forma diferente.

A designer Lane Marinho criou uma linha de sandálias que levam o nome de mulheres presente em canções brasileiras ou de escravas; na foto, Dora da Paixão, em homenagem a sua avó[/img]

Criado no começo de agosto, o site já conta com três depoimentos de estilistas que optaram por empregar tempo às suas pesquisas e desenvolver um trabalho maturado, curtido e carregado de valor simbólico, como explica Lima. “De forma que essa expressão de individualidade pudesse, no seu tempo, chegar para aqueles que por acaso se identificassem.”

Para a curadora, o ponto forte desses trabalhos é a pesquisa pelo fato de proporcionar a profundidade para se chegar numa linguagem própria e numa forma independente de gestão dos processos criativos. “Um trabalho que tem pesquisa é justamente aquele que tem coragem e por assim dizer, é contemporâneo. Não vai em busca de um modelo padrão, ditado pelas tendências e por aquela velha conhecida do design brasileiro: a cultura da cópia”, afirma.

Um desses trabalhos é o da designer Lane Marinho que criou uma linha de sandálias –cada modelo leva o nome de mulher presente em canções brasileiras ou de escravas.

Para participar é simples. Quem se identificar com a proposta e achar que tem um trabalho que se encaixe no perfil, basta mandar um e-mail para contato@nobrasil.com com uma apresentação sobre o que faz. A ideia é criar uma comunidade que acredita em uma forma de produção de moda e design diferente de como é no segmento fashion tradicional.

“A medida que as coisas caminhem e que mais nomes surjam, pensamos em propor algumas ações no offline para fomentar e ampliar ainda mais a discussão”, diz Lima.

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