Ação em Sapopemba, em São Paulo, defende o ECA por meio da arte

Uma ação que dura até o próximo dia 20 de dezembro planeja financiar e expandir a defesa e a conscientização sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) por meio da arte-educação em Sapopemba, na zona leste de São Paulo.

O Bloco Eureca é um projeto da ONG Cedeca Sapopemba (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Mônica Paião Trevisan). A campanha busca R$ 20.000 para atender mais jovens.

O nome do projeto deriva de “Eu Respeito o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Trata-se de um bloco de rua que desfila anualmente pelas ruas de Sapobemba e de outros locais, conscientizando a população por meio da arte.

Ação em Sapopemba, em São Paulo, defende o ECA por meio da arte

A arrecadação inicial visa a fortalecer o Bloco Eureca, mas a campanha pretende, ainda, expandir a sede da entidade, garantir o funcionamento do estúdio de gravação que serve aos adolescentes e desenvolver o projeto de futebol de rua.

Este programa voltado ao futebol (“futebol callejero”) é uma atividade lúdica que ensina valores de democracia e respeito por meio do esporte. As crianças formulam as regras do jogo, praticam a atividade e avaliam os resultados obtidos, desenvolvendo a autonomia e convivência comum.

Ação em Sapopemba, em São Paulo, defende o ECA por meio da arte

O Espaço Cultural e Brincante da Rua Nova atende centenas de crianças em um espaço revitalizado que antes era conhecido como Beco da Morte. No local, funciona o estúdio de gravação, que atende a jovens artistas.

Segundo a instituição, o bairro de Sapopemba possui mais de 40 favelas e 50 mil famílias em situação de miséria. O Cedeca atua na defesa de crianças e adolescentes da região desde 1989.