Ação investe no vínculo familiar para melhorar futuro de detentos

O projeto Direito no Cárcere busca, desde 2011, promover o exercício da cidadania aos detentos em tratamento de dependência química no Presídio Central de Porto Alegre.

Segundo os organizadores, o programa beneficiou mais de 800 internos e teve a participação espontânea de mais de 500 voluntários que realizaram palestras, oficinas, shows e atividades esportivas.

Projeto investe no vínculo familiar para melhorar o futuro de detentos

A criadora do projeto é a advogada trabalhista Carmela Grune. Ela acredita que resgatar ou manter o vínculo familiar é uma das medidas mais importantes para garantir o futuro dos detentos.

Para continuar ajudando por meio do projeto –segundo ela, pioneiro em sua área de atuação–, ela abriu uma campanha de crowdfunding com o objetivo de obter R$ 9.255. Você pode ajudar até 12 de setembro por meio deste link.

Projeto investe no vínculo familiar para melhorar o futuro de detentos

A verba arrecadada será usada para reforma do fraldário destinado a crianças que visitam seus pais, reforma da área de convivência onde as famílias são recebidas, com colocação de bancos e mesas, e melhoria do pátio onde ficam os detentos que não recebem visitas.

“A iniciativa contribui para o desenvolvimento de uma cultura mais plural, livre de preconceitos por parte da sociedade em geral”, diz a página da ação, hospedada no Catarse. “Incentiva o resgate da autoestima, com o uso de pedagogia sensível, redescobrindo e retomando capacidades e sonhos para uma reabilitação com mais dignidade e eficiência.”