Ação leva cinema a bairros sem acesso à cultura no interior de SP
Cine Boa Praça percorre sete cidades da região de Sorocaba
Há cinco anos o projeto Cine Boa Praça vem democratizado o acesso ao cinema com exibição gratuita de filmes em praças de bairros sem equipamentos culturais de cidades da região de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Em cada praça, é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das de todas as idades por onde o projeto passa.
A 5ª edição começou no final de setembro e, desde então, vem percorrendo cidades como Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora, além de Sorocaba.
- Santo André recebe festival de cinema com mais de 150 filmes nacionais
- Cineclube ELCV promove exibição gratuita de curtas-metragens andreenses
- “Sesc no Parque” Um Domingo de Cultura, Esporte e Diversão no Parque Província de Treviso
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
“Queremos ver a família toda reunida”, diz Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.
Ao todo, serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas. Os filmes exibidos este ano são “Viva – A vida é uma festa”, “Como treinar seu dragão” e curtas nacionais, como “Cores e Botas” e “Parece comigo”, que trata de preconceito racial.
“Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, conta Patrícia Savino, coordenadora do projeto, que conta com o apoio da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, por meio do PROAC- ICMS (Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual), e parceria das secretarias de cultura das cidades contempladas pelo projeto.
Capacitação e legado
Além das exibições de filmes, a novidade deste ano é a realização de oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais. O objetivo é fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, tais como: posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros.
Os integrantes também terão a oportunidade de participar da produção de um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões públicas do Cine Boa Praça e nas redes sociais do projeto.
A programação completa da edição 2018 do Cine Boa Praça está disponível no Facebook e no site www.cineboapraca.com.br.