Ação pretende salvar peixe brasileiro da extinção
Uma ação brasileira pretende beneficiar uma espécie rara de peixe. Segundo a pesquisadora responsável pelo projeto Acari do Brasil, Jôsie Schwartz Caldas, o acari zebra imperial (Hypancistrus zebra) existe no Pará e está em perigo crítico de extinção.
O risco se dá devido ao iminente funcionamento da usina hidroelétrica de Belo Monte e à implantação de uma mineradora na região. Além disso, a espécie –de potencial ornamental– sofre com a pesca ilegal e o contrabando.
Caldas estima que, até 2019, a população do acari zebra imperial será reduzida em 80%, e a população remanescente dificilmente se reproduzirá em ambiente natural desestruturado.
“A pesquisa no âmbito da criobiologia de gametas é fundamental para a conservação da espécie”, diz a pesquisadora. “A reprodução na aquicultura é a única forma de evitar o contrabando e a pressão da pesca sobre a espécie.”
A ideia é reproduzir esse peixe em cativeiro e conservar células em um banco genético. Testes preliminares já obtiveram êxito, mas a continuidade das pesquisas depende de recursos para aquisição de insumos e equipamentos.
Para obter a verba, uma campanha foi iniciada e tem meta de arrecadação de R$ 15 mil. É possível colaborar neste link até o fim deste mês.
“Caso ultrapassemos nossa meta, parte do recurso será utilizada para a abertura de uma ONG para fomento de pesquisas no âmbito da conservação de peixes brasileiros”, afirma a página da campanha. “Os equipamentos adquiridos com esse recurso serão destinados a essa ONG quando a pesquisa de doutoramento acabar.”