Ação usa carro baleado para relembrar morte de jovens no Rio

Um carro com 111 buracos de balas circulou por Ipanema e Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para relembrar o caso Costa Barros, o assassinato de cinco jovens em uma ação policial que chocou o país no ano passado.

Desenvolvida pela agência Casa Digital, a ação “Carro Evidência”  usou como trilha sonora a música “112/111 (Gueto Clama)”, do grupo Duto. A música foi inspirada pela violência contra os jovens e fala sobre a periferia carioca e o cotidiano da juventude negra. O motorista do carro foi o rapper Marcelo Dughetu.

O carro ‘metralhado’ relembra caso do assassinato de cinco jovens em Costa Barros

Smartphones

O carro trouxe uma inovação tecnológica que permite ao público saber mais sobre o caso usando as câmeras de seus smartphones para baixar e assistir, através de um código SnapCode, vídeos postados no perfil do Snapchat de Marcelo Dughetu. Os vídeos trazem entrevistas com os familiares das vítimas de Costa Barros, que contam suas histórias e revelam como suas vidas foram afetadas pelo caso.

O caso

Em novembro de 2015, policiais militares foram acusados de assassinar cinco jovens negros, entre 16 e 20 anos de idade, na zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo testemunhas, as vítimas não estavam armadas e não ofereceram qualquer resistência aos PMs, que dispararam 111 tiros no veículo onde os jovens estavam. A Polícia Civil informa que os quatro agentes envolvidos no crime foram presos, sendo três por homicídio doloso e fraude processual e um por fraude processual.