Agência de notícias vai usar robô para produzir notícias financeiras

A Associated Press, uma das mais importantes agências noticiosas do mundo, vai utilizar, ainda este mês, um “aplicativo-robô” para produzir notícias sobre resultados financeiros trimestrais de empresas. A novidade foi anunciada pela empresa americana no fim de junho.

De acordo com AP, o software emprega algoritmos para vasculhar os relatórios das empresas, extrair as informações relevantes e produzir um texto de 150 e 300 palavras.

A automação na produção de notícias pode aumentar em quase 15 vezes o número de boletins publicados desse tipo por trimestre. Passaria das atuais 300 notas produzidas manualmente, para mais de 4.000.

Cena do filme “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese; o robô escritor da vida real é um software

A tecnologia foi desenvolvida por duas empresas: a Zacks Investment Research  e Automated Insights.

Em nota publicada no blog oficial da empresa, o editor-chefe da agência, Lou Ferrara, afirma que o uso dessa nova tecnologia não irá resultar em demissões.

De acordo com ele, em vez de redigir os boletins com os resultados financeiros, os jornalistas poderão utilizar o tempo economizado para analisar e escrever reportagens explicando o que significam os dados desses relatórios.

A AP cogita a possibilidade de automatizar a produção de notícias sobre resultados de esportes que não são muito populares nos Estados Unidos.

Inovação?