Agricultor cava poço dentro do quarto e compartilha água no Ceará

Sem recursos para fazer a obra, ele vendeu as galinhas e uma motocicleta

27/08/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:24

Como muitas outras comunidades do Nordeste, Caraussanga, na zona rural de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, sofre com a falta d’água. O único açude da comunidade está quase seco e a água é barrenta, que impropria para o consumo.

Por ser um solo rochoso, é difícil encontrar água. Mas a iniciativa de um agricultor está levando alento à sua família e a pequena comunidade.

Agricultor dá exemplo de solidariedade com famílias que enfrentam falta de água no CE
Agricultor dá exemplo de solidariedade com famílias que enfrentam falta de água no CE

Sem ter um espaço em sua propriedade para cavar um poço, Rafael Silva de Abreu resolveu abrir uma cacimba — tipo de poço raso– em seu quarto.

Como não tinha recursos para fazer a obra, Rafael vendeu as galinhas e uma motocicleta. Após cavar 4 metros, ele encontrou água limpa e própria para o consumo.

Toda a água que Rafael encontrou é compartilhada com as outras setes famílias que moram na comunidade.

Em entrevista à TV Jangadeiro, Rafael disse que nunca pensou em vender a água, mesmo que tenha cavado a cacimba sem a ajuda de ninguém. De acordo com o site Razões para Acreditar, ele disponibiliza a água em tonéis colocados na entrada da casa –cada um com 200 litros de água.

Movimento Sou Responsável

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.