Agricultor cava poço dentro do quarto e compartilha água no Ceará
Sem recursos para fazer a obra, ele vendeu as galinhas e uma motocicleta
Como muitas outras comunidades do Nordeste, Caraussanga, na zona rural de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, sofre com a falta d’água. O único açude da comunidade está quase seco e a água é barrenta, que impropria para o consumo.
Por ser um solo rochoso, é difícil encontrar água. Mas a iniciativa de um agricultor está levando alento à sua família e a pequena comunidade.
Sem ter um espaço em sua propriedade para cavar um poço, Rafael Silva de Abreu resolveu abrir uma cacimba — tipo de poço raso– em seu quarto.
- Venda de água mineral ajuda a matar a sede no semiárido
- Campanha tenta obter água para quilombo situado no sertão de PE
- ONG planeja ‘universidade da água’ no Nordeste
Como não tinha recursos para fazer a obra, Rafael vendeu as galinhas e uma motocicleta. Após cavar 4 metros, ele encontrou água limpa e própria para o consumo.
Toda a água que Rafael encontrou é compartilhada com as outras setes famílias que moram na comunidade.
Em entrevista à TV Jangadeiro, Rafael disse que nunca pensou em vender a água, mesmo que tenha cavado a cacimba sem a ajuda de ninguém. De acordo com o site Razões para Acreditar, ele disponibiliza a água em tonéis colocados na entrada da casa –cada um com 200 litros de água.
Movimento Sou Responsável
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.