Agricultor urbano ensina como montar composteiras dentro das cidades

14/11/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:43

Mais da metade do lixo coletado diariamente na capital paulistana é orgânico. Isso significa que mais de 10 mil toneladas de lixo podem deixar de ter como destino os aterros sanitários a partir de uma prática cada vez mais popular, além de necessária: a compostagem.

A prefeitura da cidade já deu o primeiro passo e lançou o programa Composta São Paulo que teve como uma das medidas iniciais distribuir 30 mil compoteiras para a população. Mas muitos cidadãos ainda são alheios sobre o que é realmente a compostagem e como será possível aplicá-la dentro das casas e apartamentos urbanos.

Para ajudar nessa missão, o permacultor e agricultor urbano Andre Caretta dará uma aula pública coletiva, no Hortão da Casa Verde, zona norte de São Paulo, neste sábado (16/11), sobre como montar uma composteira dentro da cidade. Durante o evento chamado  “Composteira, como fazer a sua?” dúvidas sobre cuidados necessários e o que fazer para que não exale odor poderão ser tiradas na hora durante a apresentação.

Com experiência em implantação de hortas, Caretta vai explicar também sobre a fauna edáfica, minhocas, besouros vermes e outros animais que dependem diretamente do solo e são importantes nos processos de decomposição que liberam nutrientes.

“Será uma atividade prática onde todos vão colocar a mão na massa, ou seja, ajudar a carregar materiais necessários entre outras coisas. Por isso venha com roupa surrada e sapato confortável”, avisa a organizadora do espaço, Carmem Sampaio.

“Teremos ainda um almoço coletivo para os participantes. Se alguém quiser trazer instrumentos musicais para compartilhar os momentos de alegria enquanto trabalhamos em conjunto será bem-vindo. Afinal, trabalhar rima com amar, com tocar e com cantar”, diz.

O Hortão está localizado na rua Caetano Desco, 123, no bairro Casa Verde. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 99622079. A atividade gratuita começa às 11 horas. Sampaio recomenda levar outra roupa para que possa trocar no final.