Airbus apresenta protótipo de carro voador modular em Genebra

A fabricante francesa de aviões Airbus e o renomado estúdio italiano de design Italdesign se uniram para criar um carro voador revolucionário para ser usando em sistema de compartilhamento. Batizado de Pop.Up, o veículo foi apresentado na última terça-feira no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

Criado para ajudar a descongestionar o trânsito e melhorar a mobilidade nas grandes cidades, o Pop.Up é totalmente elétrico e autônomo, que pode decolar verticalmente.

O conceito modular inclui uma cápsula que se conecta a um módulo aéreo ou terrestre e que pode se integrar a outros meios de transporte

Seu formato de cápsula –com capacidade para dois passageiros– permite a conexão a um módulo aéreo ou terrestre, com a possibilidade de se integrar a outros meios de transporte.

O funcionamento é simples: os passageiros planejam seu trajeto e reservam a viagem por meio de um aplicativo. Automaticamente, o sistema sugere a melhor opção com base nos hábitos do usuário,  horários, congestionamento, custos e a demanda por veículos compartilhados.

O Pop.Up foi concebido para descongestionar o tráfego nas grandes cidades

O elemento essencial deste conceito é a cápsula, que foi especialmente projetada para acomodar os passageiros. A cabine de fibra de carbono mede 2,6 metros de largura, 1,4 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro. Acoplada ao módulo terrestre, a cápsula se transforma por si só em um carro de passeio que conta com um chassi de fibra de carbono e é carregado por uma bateria.

Para viagens nas grandes cidades onde existem grandes congestionamentos, a cápsula se desconecta do módulo terrestre e é carregada pelo módulo aéreo de 5 por 4,4 metros impulsionado por oito motores rotativos. Nesta configuração, o Pop.Up se transforma em um veículo aéreo urbano com piloto automático que aproveita a terceira dimensão para chegar do ponto A ao B de uma forma eficiente, enquanto evita congestionamentos no solo.

Quando os passageiros chegarem a seu destino, os módulos aéreo e terrestre e a cápsula voltarão sozinhos às estações de recarga para esperar os próximos clientes.