Alemanha usa mulheres cegas para detectar câncer de mama
Na Alemanha, exames para detectar câncer de mama estão sendo realizados por mulheres cegas. A ideia surgiu há alguns anos, mas uma pesquisa recente indica que pessoas cegas são capazes de encontrar possíveis tumores mais cedo do que quem enxerga.
De acordo com o site da BBC, o ginecologista Frank Hoffman pensou nessa ideia simples e surpreendente enquanto estava no banho. Ele diz que pessoas treinadas para ler em braile possuem o tato muito mais desenvolvido e, por isso, mulheres com deficiência visual seriam mais qualificadas do que outras pessoas para fazer o exame de mama em suas pacientes.
Agora, em um estudo ainda não publicado, feito com a Universidade de Essen, mulheres cegas foram capazes de detectar quase um terço a mais de nódulos que outros médicos especialistas.
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Hoffmann relata que fundou sua organização, a Discovering Hands, com o intuito de salvar vidas pela detecção precoce. No local, ele criou um curso para treinar mulheres cegas para se tornarem examinadoras médicas táteis (MTEs, sigla em inglês). Hoje, já existem 17 delas trabalhando em clínicas na Alemanha.
Via BBC Brasil