Algoritmo calcula idade através de imagem do rosto

Especialistas do Laboratório de Biologia Computacional de Xangai, na China, criaram um algoritmo de reconhecimento facial que adivinha a idade de qualquer pessoa. Para isso, máquinas analisam centenas de parâmetros geométricos de forma simultânea.

O experimento concluiu que existem quatro medidas da estrutura facial que crescem com a idade: a amplitude da boca, a largura do nariz, a distância entre a boca e o nariz e a latitude entre as comissuras dos olhos.

Foto: Divulgação

A ideia da pesquisa é motivada pela necessidade de encontrar um marcador do envelhecimento simples e confiável. Para isso, foram examinadas mais de 300 imagens faciais das pessoas entre 17 e 77 anos de idade, criando assim o primeiro mapa completo da geometria do rosto em processo de envelhecimento, o que tornou-se possível construir um algoritmo de predição da “idade facial”.

O estudo revelou que as pessoas da mesma idade cronológica diferem de idade por uma margem de erro de seis anos. Os cientistas também coletaram amostras de sangue dos voluntários e correlacionaram os resultados coletados a partir da aplicação do algoritmo com as análises de sangue.