Aluna se esforça para defender TCC em casa após parto de risco

Esforço de aluna é considerado exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

09/03/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:19

A professora Ceciane Reis, de Muaná (PA), se esforçou e, na última sexta-feira (2), deu um exemplo de perseverança às mulheres ao defender seu TCC (trabalho de conclusão de curso) em casa após um parto de risco.

Estudante se esforça para defender TCC em casa após gravidez de risco
Estudante se esforça para defender TCC em casa após gravidez de risco

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.

A professora é aluna do curso de língua portuguesa da UFPA (Universidade Federal do Pará), de acordo com informações do site Diário Online. Ela ficou grávida no último ano de sua licenciatura. Com muita dedicação, Reis conseguiu concluir as aulas, mas outra dificuldade surgiu.

Ela passou por um parto de risco às vésperas de seu TCC e ficou impossibilitada de finalizar as atividades acadêmicas em Belém –era na cidade que sua turma defenderia a tese.

Estudante se esforça para defender TCC em casa após gravidez de risco
Estudante se esforça para defender TCC em casa após gravidez de risco

Foi então que os docentes ajudaram Reis para que ela não adiasse o término de seu curso. Os professores da UFPA ligados ao Parfor (Plano Nacional de Formação Docente), que formavam a banca avaliadora, sugeriram que a defesa acontecesse na própria casa da aluna.

“Minha família e amigos ajudaram a organizar o espaço em minha casa mesmo, pois meu bebê é prematuro e precisa de cuidados especiais”, contou a professora. A defesa aconteceu em um espaço entre a cozinha e a sala e foi vista por uma plateia emocionada. Ela foi avaliada com uma nota final “excelente”.

Leia a reportagem completa no Diário Online