Alunos de escola pública de SP cursam disciplina que simula a ONU

A simulação da Assembleia Geral da ONU reuniu 44 alunos, representando 22 países

10/12/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Um grupo de alunos de uma escola pública de São Paulo participaram de um projeto de aprendizado que simulou uma reunião da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

A disciplina foi ministrada na Escola Estadual Ministro Costa Manso, na Vila Nova Conceição, em parceria com o Escritório de Representações do Ministério das Relações Exteriores.

As aulas ofereceram conhecimentos básicos sobre o sistema internacional e os funcionamentos da ONU, bem como sobre as relações diplomáticas entre estados membros da organização.

A simulação da Assembleia Geral da ONU reuniu 44 alunos, representando 22 países
A simulação da Assembleia Geral da ONU reuniu 44 alunos, representando 22 países

O objetivo, de acordo com a Agência Brasil, foi capacitar os alunos a refletir sobre a complexidade dos temas da agenda internacional, a participar em debates e a buscar soluções negociadas para conflitos.

A realização de modelos de simulação das Nações Unidas surgiu na Universidade de Harvard há mais de 40 anos e foi replicada no mundo inteiro. No Brasil, elas já são realizadas em diversas universidades, faculdades de Relações Internacionais e em colégios particulares de ensino médio.

O projeto está incluindo na iniciativa Adoção Afetiva de Escolas Estaduais, que visa a oferecer novas oportunidades aos alunos da rede pública.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, a Escola Estadual de Ensino Médio Ministro Costa Manso foi escolhida por oferecer estrutura física e grade curricular que permitiram a inclusão do projeto como uma disciplina eletiva.

Em 2019, o Escritório de Representações do Ministério das Relações Exteriores vai ampliar o projeto para dez escolas de ensino médio do estado de São Paulo.