Alunos de escola pública criam dispositivo de combate ao assédio

Ação de alunos é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

12/06/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:22

Em uma escola pública de Campinas (SP), uma disciplina eletiva leva os alunos ao desenvolvimento de projetos tecnológicos que estimulam o empreendedorismo antes do término do ensino médio. Uma das iniciativas apresentadas pelos estudantes foi um aplicativo para celular que colabora no combate a casos de assédio no transporte público.

Alunos de escola pública de Campinas (SP) criam dispositivo de combate ao assédio no transporte
Alunos de escola pública de Campinas (SP) criam dispositivo de combate ao assédio no transporte

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

A disciplina eletiva do colégio Culto à Ciência é a Conectando IOT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas”, em tradução livre), que incentiva os adolescentes ao estudo de inovação para o desenvolvimento de startups. Uma das propostas é criar uma ferramenta tecnológica que ajude a resolver um problema social.

Ferramenta de segurança

O aplicativo criado pelos estudantes é um sistema automático que identifica possíveis casos de assédio pelas câmeras de segurança dos ônibus. Com a detecção, um alarme sonoro é disparado e todos os usuários são alertados sobre o crime. Com isso, o sistema inibe a prática.

A ferramenta está em fase final das pesquisas. “Vamos resolvendo os problemas de cada etapa, até que o resultado fique bom”, diz a aluna Victoria Deorio Silva, de 16 anos, envolvida no projeto. “E é muito legal ver os colegas correndo atrás para desenvolver, fazendo de tudo para dar certo. E nós estamos fazendo por nós mesmos, nada é imposto, a gente vai atrás. E por isso é bem legal!”

Alunos de escola pública de Campinas (SP) criam dispositivo de combate ao assédio
Alunos de escola pública de Campinas (SP) criam dispositivo de combate ao assédio

“No semestre anterior os alunos desenvolveram um app para a escola”, conta o coordenador geral do colégio, Glauber Maldonado Ferreira. “Agora eles estão trabalhando em função da internet das coisas, pensando em quais benefícios podem levar para a comunidade escolar.”

Em 2017, a proposta era desenvolver um aplicativo que facilitasse algumas tarefas rotineiras do colégio, como as escolhas das disciplinas –antes feitas com fichas em papel. O programa desenvolvido pelos estudantes digitalizou não só esse sistema, como também a organização do clube juvenil, da escolha de tutor, do calendário da escola e do cardápio de merendas.

Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo