Alunos fazem ‘estágio’ em comunidade para aprender na prática

07/12/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:16

O Escola sem Muros é um programa de imersão de estudantes de engenharia, arquitetura e design. O objetivo é que os alunos aprendam praticando seus conhecimentos. Nesse “estágio”, diversas comunidades podem ser beneficiadas, e não só os estudantes. O local escolhido para a imersão de 2018 é o Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo.

Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo
Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo

“Buscamos unir o conhecimento acadêmico e empírico da própria comunidade para resolver problemas locais, propiciando aos estudantes criar, desenhar e construir, aplicando seus valores educacionais como cidadãos na transformação da cidade”, explicam os organizadores, na página da campanha.

Projeto de reforma do Espaço Cultural Jardim Damasceno
Projeto de reforma do Espaço Cultural Jardim Damasceno

A intenção é reformar o Espaço Cultural Jardim Damasceno, que fica na região da Brasilândia, organização que atua no bairro há cerca de 30 anos. Ali, 60 crianças são atendidas diariamente em atividades esportivas, culturais e de educação ambiental.

Um curso prático no local, de 19 a 30 de janeiro, terá a participação de dezenas de estudantes, que irão se unir a moradores e profissionais.

Profissionais do Sem Muros em ação
Profissionais do Sem Muros em ação

Para arcar com os custos da reforma, uma campanha de crowdfunding foi aberta. A meta é angariar R$ 24 mil. Do total, apenas 57% foram arrecadados até agora. A campanha termina na próxima quinta-feira (14). Caso você queira ajudar, pode receber recompensas –incluindo a própria participação no curso.