Alunos ganham prêmios por não usarem celular durante a aula
Hoje, com a facilidade de qualquer pessoa comprar um celular, é comum ver crianças e adolescentes entretidos com o aparelho. A tecnologia, que permitiu a inclusão digital de grande parte da população, é a maior inimiga dos professores em sala de aula.
Existem mais alunos navegando em apps e redes sociais do que aqueles realmente interessados na aprendizagem. Para resolver em parte o problema, uma dupla de estudantes norte-americanos criaram o Pocket Points, um aplicativo que recompensa com prêmios aqueles que não utilizarem o celular durante a aula.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- UFSCar oferece 114 cursos online e gratuitos em diversas áreas
- UFSCar oferece 114 cursos gratuitos online em diversas áreas
Para usar a ferramenta, os alunos devem se cadastrar e abri-lo quando entrarem na sala de aula. Assim que começar o aprendizado, os estudantes ganham um ponto para cada 20 minutos em que não olharem para o celular. A medida que acumularem a pontuação, eles podem trocá-las por cupons de desconto em lojas e restaurantes parceiros do Pocket Points.
Atualmente, a ferramenta está sendo utilizada em seis faculdades e cinco colégios da Califórnia. Os estudantes podem trocar os cupons em 100 diferentes tipos de negócios. Os produtos ‘custam’ entre cinco e 70 pontos. Geralmente, com 25 pontos, pode-se comprar um café, um sorvete ou um sanduíche.
O app está disponível para download gratuito e opera em sistema operacional para Android e IOS.