Alunos se unem para doar lenços a pacientes que lutam contra o câncer
Alunos do Colégio Marista Glória confeccionam as peças e ainda pretendem fazer a doação de cabelos para a composição de perucas
Solidariedade e respeito ao próximo. Alunos do 4º ano do Colégio Marista Glória, em São Paulo (SP), se uniram em um projeto para se solidarizar com pacientes que estão em tratamento contra o câncer.
Ao saberem que um aluno do colégio tinha doado o cabelo para confecção de perucas para pessoas que sofrem a perda devido aos efeitos da quimioterapia, os estudantes iniciaram um projeto de empatia e afeto, denominado “Menos cabelo, mais felicidade”.
O primeiro passo foi fazer pesquisas para descobrir o motivo das pessoas que estão em tratamento da doença perderem os cabelos. Posteriormente, decidiram produzir lenços para doar a um hospital ou uma instituição que acolhe os pacientes.
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
- O que fazer hoje para evitar câncer no couro cabeludo no futuro?
- Programa ‘Futuras Cientistas’ abre 470 vagas para alunas e professoras
- Em luta contra câncer, Simony divulga vídeo de filho raspando sua cabeça
Para conseguir dinheiro para comprar os tecidos, durante quatro dias, venderam bolos no intervalo das aulas. Confeccionaram e pintaram os lenços com a ajuda de familiares. O grupo também pretende, com esse projeto, realizar a doação de cabelos para a confecção de perucas.
A iniciativa faz parte do Projeto de Intervenção Social do colégio, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo, o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil registra cerca de 600 mil novos casos da doença por ano.