Alunos de escolas públicas fazem vídeos 360 de suas comunidades
Projeto é considerado exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação
O projeto Cineastas 360 capacitou estudantes de escolas públicas de cinco Estados brasileiros para que fizessem vídeos 360 graus que retratam a realidade de suas comunidades.
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.
Realizado pelo Facebook em parceria com a ONG Recode, o Cineastas 360 teve a participação de alunos de Goiânia (GO), Jacarezinho (PR), Macapá (AP), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Zabelê (PB).
Os melhores vídeos foram exibidos em um festival nacional e retratam as comunidades desses jovens, com temas como moradias em áreas de risco, violência contra a mulher, desigualdade social e preconceito. Um dos vídeos, produzido por estudantes surdos, foi traduzido para Libras –por isso, recebeu premiação especial.
Foram avaliadas por especialistas as habilidades técnicas, a roteirização e a edição. O principal intuito do projeto é preparar os jovens para o mercado de trabalho, de olho nas profissões do futuro.
Os ganhadores por região são:
- Escola Estadual Tiradentes, Macapá (AP)
- Projeto: Moradias de risco
- Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Celeste do Nascimento, Zabelê (PB)
- Tema: Identidade nordestina
- Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, Goiânia (GO)
- Tema: Liderança social feminina
- Escola Estadual Sanico Teles, Santa Rita do Sapucaí (MG)
- Tema: Desigualdade social
- Colégio Estadual José Pavan, Jacarezinho (PR)
- Tema: Sexualidade, gênero e preconceito
- Escola Estadual Sanico Teles, Santa Rita do Sapucaí (MG)
- Tema: Violência contra a mulher