Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Amazon vai premiar projetos de IA que ajude pessoas com deficiência

A ideia é incentivar desenvolvedores a criarem inovações que podem ser acionadas por comando de voz no assistente virtual Alex

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Amazon, em parceria com a AACD, Fundação Dorina Nowill para Cegos e Instituto Jô Clemente, anunciou a criação do prêmio para ajudar a dar visibilidade e apoiar pessoas com deficiências por meio da tecnologia.

Batizado de Alexa de Acessibilidade, a premiação tem como foco os desenvolvedores, que devem criar habilidades para a Alexa, assistente virtual presente em dispositivos como o Echo Show 8 ou o app de Alexa.

A ideia é que, uma pessoa com dificuldades de mobilidade, por exemplo, possa utilizar a plataforma para realizar tarefas do dia a dia utilizando apenas comandos de voz.

A Amazon escolheu a ex-ginasta olímpica Lais Souza para ser a embaixadora do Prêmio Alexa de Acessibilidade.

Lais sofreu um acidente durante os treinos de ski aéreo para as Olimpíadas de Inverno em Sochi e ficou tetraplégica.

“Hoje consegui várias vitórias para alguém que não mexe do pescoço para baixo: acender a luz sozinha, a TV, e até mesmo o ar-condicionado posso ligar. Estou aprendendo com Alexa. Ela me possibilita sonhar em realizar várias tarefas sem a dependência de outro ser humano”, diz Laís.

Inscrições e prêmios

Os prêmios variam de valores em dinheiro, que podem chegar a R$ 10.000, a dispositivos Echo e kits de produtos de casa inteligente.

Os desenvolvedores premiados poderão ainda escolher uma ONG de uma lista pré-selecionada para receber doações da Amazon, num total que chega a R$ 100.000 em donativos.

O júri será formado por representantes da Amazon e das ONGs envolvidas no projeto. Os jurados deverão considerar em sua avaliação as propostas com melhor usabilidade, qualidade do desenvolvimento, design, experiência do usuário e real impacto na vida de pessoas com deficiência.

As inscrições vão até o 17 de novembro e os 300 primeiros participantes que desenvolverem e colocarem à disposição de pessoas com deficiência habilidades elegíveis para o Prêmio Alexa de Acessibilidade receberão um Echo Dot.  Informações e inscrições: www.premioalexa.com.br.

Compartilhe: