Americana cria serviço de ‘aluguel de mãe’

Por Cristina Luckner, da eduK

A americana Nina Keneally criou um serviço inusitado e que está fazendo muito sucesso em Nova York: o “alugue uma mãe”. O público-alvo são os jovens carentes daquele carinho e atenção — e de uma ajudinha extra — que só as mães são capazes de dar.

Por US$ 40, é possível alugar os serviços do Need a Mom

Para a criadora da empresa, suas funções entram em cena quando os jovens “precisam de uma mãe, mas não de suas mães”. Por cerca de US$ 40 por hora, ela presta serviços como arrumar armários, revisar currículos, passar roupas e até oferecer aquele ombro amigo e uma conversa regada a café e chá.

Entre os serviços prestados, inclui-se uma conversa regada a café e chá

Nina percebeu a oportunidade de negócio durante suas aulas de yoga, em que as jovens a procuravam para pedir conselhos. Em outubro, lançou a Need a Mom, e já tem seis clientes fixos. Ela promete que, no papel de mãe temporária, não fará coisas típicas de mãe, como questionar suas escolhas de vida. Nina tem dois filhos e, pelo visto, está prestes a ganhar mais alguns, graças ao sucesso de sua ideia.

Aqui no Brasil, existem serviços similares, em que é possível terceirizar funções antes feitas com a ajuda de parentes, amigos e vizinhos. Há serviços como o “aluguel de marido” e o inovador mAna. Ambos oferecem mão de obra para pequenos reparos domésticos, sendo o mAna feito especialmente de “mulher para mulher”, como promete a criadora do serviço, a mineira Ana Luisa Monteiro. Há ainda o “alugue um amigo“. Nesse caso, o “amigo” funciona como um guia na cidade em que vive e leva a pessoa que o contratou para conhecer novos lugares e pontos turísticos.

E você, o que achou do serviço de aluguel de mãe? Acredita que são serviços inovadores? Será que há outros papeis na sociedade que poderiam ser terceirizados dessa forma?