Amor pela ginástica mantém alemã em atividade aos 88 anos

A alemã Johanna Quaas dá um banho de agilidade e flexibilidade em muita gente jovem. Aos 88 anos, é a ginasta em atividade mais velha do mundo.

Numa modalidade em que o usual é se aposentar antes dos 30 anos, Johanna mostra que não foi parar no “Guinness Book”, o livro dos recordes, à toa.

No último dia 20 de setembro, foi a convidada especial da 57ª Steuben Parade, em Nova York, uma comemoração germano-americana que acontece anualmente nos EUA, na qual fez uma exibição de barras paralelas em plena Quinta Avenida.

A atleta participou de sua primeira competição em 1934 e, nos anos 60, se tornou treinadora, participando da preparação de ginastas para a Olimpíada de 1964.

Ela nunca foi aos Jogos, mas isso não a abala: foi a maior vitoriosa na categoria para veteranos entre 2000 e 2010, ano em que decidiu parar de competir.

Atualmente, sua rotina inclui treinos três vezes por semana em uma academia em Halle (Alemanha), onde mora, além de apresentações e palestras sobre sua experiência.

Confira vídeos de suas exibições:

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.