Animação retrata o ‘início’ dos conflitos por terra no mundo
São vários os sentimentos, comoções, atos de solidariedade e, inclusive, revoltas que rodeiam as pessoas do mundo inteiro sobre o conflito entre israelenses e palestinos. Mas, no entanto, poucas pessoas sabem a verdadeira origem da disputa ou, tampouco, as proporções que ele tem atingindo ou alcançará.
Uma animação, da norte-americana Nina Paley, conta a história do que seria o “início” da disputa por terras no mundo até chegar no atual conflito entre Israel e palestinos.
O curta chamado “This Land is My Land” (“Essa Terra é a Minha terra”, em português), reduz uma questão complexa, multifacetadas que resume a uma questão de quem matou quem primeiro.
- Arraial d’Ajuda: Roteiro de 5 dias para ninguém colocar defeito
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
A animação começa com um homem moreno e fortemente barbudo que é utilizado para representar o homem primitivo. Depois que ele é atingindo pela lança de um egípcio a história segue na mesma linha até que os homens são substituídos por tanques de guerra e armas tecnológicas.
Contrastando toda a violência, a música do cantor norte-americano Pat Boone chamada “This Land is Mine” (Essa Terra é Minha), é cantada bem como interpretadas por ações pelos personagens do curta.
Por exemplo, quando a estrofe “So take my hand” (Então pegue minha mão), é recitada na música de Boone, a cena é ilustrada com a ajuda de uma mão amputada.
Assista aqui ao vídeo:
This Land Is Mine from Nina Paley on Vimeo.