Animações mostram drama de crianças refugiadas sírias
Por Lidi Ferreira, da ProjectHub
A crise dos refugiados na Europa ganhou destaque na imprensa mundial com a foto do menino sírio Ayslan Kurdi, que morreu no ano passado na tentativa de sua família de encontrar um país que os abrigasse.
Segundo o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), mais de 4,8 milhões de sírios buscaram refúgio em países vizinhos desde o início do conflito no país em 2011. Já os que fugiram para a Europa chegam a quase 900 mil, entre eles dezenas de bebês e crianças, como o pequeno Ayslan.
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
- Refugiados: número de deslocamentos forçados é o maior em 70 anos
- App ajuda crianças refugiadas sírias a aprender novas habilidades
Para chamar a atenção deste problema, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou uma campanha em formato de animação chamada “Unfairy Tales” — um trocadilho com ‘unfair’ (injusto) e ‘fairy tale’ (conto de fadas). O foco são as crianças refugiadas da Síria.
Um dos filmes foi produzido pela produtora paulistana Consulado. Na animação “Ivine and the Pillow” (“Ivine e o travesseiro”), uma garota síria de 14 anos fala de seus medos durante a fuga para um campo de refugiados na Alemanha.
O diretor André Fiorini conta que, após receber o roteiro do Unicef, o trabalho de produção durou cerca de 1 mês e meio. “Foi um tema que trouxe muita motivação para equipe, todos se envolveram muito”, diz.” Além disso, tenho uma filha pequena, é impossível não se envolver”, completa.
O maior desafio, segundo ele, foi não tornar o vídeo apelativo e ao mesmo tempo levar o assunto a sério. “A parte mais complicada era fazer essa análise profunda do tema, conviver com a história e ao mesmo tempo estar atento aos detalhes visuais”.
Segundo Fiorini, a resposta do público e amigos sobre a delicadeza do filme, a questão humana que ele aborda, é a mais satisfatória. E sobre isso o diretor ressalta a importância de compartilharmos essa história. “É um assunto tão importante e que muitas vezes acaba sendo deixado de lado para temas sem relevância. São histórias que não podem ser esquecidas”,diz.
Os dois outros filmes da campanha são “Malak and the boat” (Malak e o barco) e “Mustafa goes for a walk” (Mustafa vai caminhar). Assista abaixo:
Colaboração Márcio Diniz