Aos 63 anos, executivo funda ONG para ajudar vítimas de desastres naturais
Quando um tsunami devastou o sudeste da Ásia, em 2004, o executivo da área de tecnologia David Campbell, então com 63 anos, arrumou as malas e foi para Bang Tao, na Tailândia, para ajudar na reconstrução do país como voluntário.
Em dez anos, ele construiu uma das maiores ONGs de voluntariado para oferecer ajuda de maneira rápida e sustentável a regiões afetadas por desastres naturais. A experiência na criação da All Hands Volunteers rendeu a ele o Prêmio Purpose, concedido pela Encore.org a pessoas com mais de 60 anos que usam seu talento e suas habilidades para promover o bem social. O anúncio foi feito na semana passada.
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
Depois de recrutar 300 pessoas para construir casas e limpar os destroços, David voltou aos Estados Unidos. Em questão de meses, o furacão Katrina destruiu parte da costa sudeste dos Estados Unidos. Com o mesmo modelo que usou na Tailândia, ele conseguiu 1.500 voluntários em uma semana.
Os voluntários pagam a passagem. Em troca, a All Hands Volunteers doa equipamentos, comida e alojamento no coração da área afetada.
Até hoje, a ONG completou 45 projetos de ajuda em países como Indonésia, Filipinas, Peru, Bangladesh, Haiti e Japão. No total, 28 mil voluntários ajudaram 45 mil famílias.
Agora, aos 72 anos, ele diz que não quer parar. “Meu objetivo é permanecer o mais altamente efetivo que posso ser nesta próxima fase da vida.”
Por QSocial
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.