Aos 73, sul-africano é o mais velho a cruzar o canal da Mancha

O doutor Otto Thaning é um cirurgião cardíaco sul-africano e, aos 73 anos, decidiu provar que as pessoas mais velhas podem sim, enfrentar grandes desafios. Como? Cruzando, a nado, os 34 quilômetros do canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, que, devido às correntes, transformam-se facilmente em 40 quilômetros.

Além de conseguir levar adiante sua meta, ele descolou, por tabela, um recorde: é a pessoa mais velha a ter feito a travessia.

Não foi a primeira vez que Otto encarou as baixas temperaturas e as fortes correntezas daquelas águas. Em 1994, ele já havia atravessado o canal, e, segundo contou à BBC, desta vez sentiu cãibras nos pés assim que mergulhou.

“Meu principal desejo era promover a ideia de que as pessoas com mais de 70 anos podem fazer coisas como esta, caso cuidem bem de si mesmas e trabalhem duro”, afirmou o sul-africano à rede de TV britânica.

Segundo Otto, que tem em seu currículo longas travessias aquáticas em Moçambique e no estreito de Gibraltar, entre Marrocos e a Espanha, o problema era manter a temperatura do corpo aquecida. Mas ele teve uma ajuda do clima: felizmente, a temperatura média da água estava em torno de 18ºC no dia da travessia.

Por QSocial, com informações da BBC

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.